Compare a quantidade de nicotina

Reposição de nicotina

Reposição de nicotina não evita a inalação do alcatrão e monóxido de carbono, mas introduz a nicotina diretamente no organismo por absorção epidérmica. Contra-indicado principalmente em pacientes fazendo uso de pílula anticoncepcional ou com problemas cardiovasculares, obesidade, hipercolesterolemia, diabetes e hipertensão, além de mulheres grávidas ou lactantes. Podem ocorrer efeitos tóxicos e complicações durante a reposição de nicotina por esses meios, incluindo overdose nos fumantes sem acompanhamento médico. O tratamento é caro, de longa duração e os adesivos provocam frequentemente alergia cutânea no local.

 

COMPARE A QUANTIDADE DE NICOTINA DO SEU MAÇO DE CIGARRO COM UM ADESIVO OU UM CHICLETE DE NICOTINA

Segue uma tabela de algumas das principais marcas de cigarros brasileiros com sua quantidade de nicotina e de alcatrão – por cigarro e por maço. Há também um comparativo de quantos cigarros cada chiclete (goma de mascar/pastilha) e adesivo de nicotina equivalem a fumar por dia.

Um adesivo para reposição de nicotina aplicado na pele diariamente equivale a fumar de 1 a 2 maços por dia, dependendo da marca (ver tabela).
Um chiclete (cada goma de mascar/pastilha) de 2 mg: mastigada, corresponde a fumar de 1,6 a 2,8 cigarros, dependendo da marca. O dobro de cigarros para as gomas de 4 mg.

Lembramos que a memória da nicotina no organismo, causa da dependência física, permanecerá para sempre no organismo do fumante. Numa eventual “tragada”, dada por qualquer motivo, até décadas após a parada, a volta ao tabagismo será geralmente imediata, ao nível em que estava no dia da parada.

Tabela comparativa


voltar_para_pagina_anterior Voltar para página anterior