Como sei se vou conseguir parar de fumar?
Sobre a dependência comportamental do tabagismo
Dependência comportamental do tabagismo é um termo utilizado para quem além de fisicamente ligado à nicotina, é também comportamentalmente afetado.
Na entrevista preliminar com F. Marat, verificam-se, entre outros fatores, o perfil tabagístico de cada fumante e este é orientado em como enfrentar situações problemáticas de estresse, ansiedade, preocupações etc.
Nos primeiros dias após o tratamento, podem aparecer ainda algumas sensações esporádicas e fugazes de desejo de fumar, mas que são controláveis, ligadas principalmente a certos hábitos, gestos mecânicos, rituais ou fatores comportamentais imprevistos.
Dependência comportamental do tabagismo.
Fases emocionais difíceis
Recomendamos não fazer o tratamento a fumantes atravessando uma fase emocional difícil, com distúrbios psicológicos, ou fazendo uso de medicações antidepressivas.
Após a entrevista e resultados de um questionário específico, alguns fumantes podem ser aconselhados a não prosseguir. Isso, independentemente das motivações que o levaram a pensar em deixar o cigarro. Neste caso não se recomenda a aplicação do tratamento.
Não é comum o aparecimento de fome compulsiva e consequente ganho de peso. Esta avaliação permite antecipar o resultado do tratamento na maioria dos casos, embora a sua aplicação não deve ser entendida como garantia de sucesso.
Quer parar de fumar?
Horário de atendimento: das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:30.