Porque fumantes são extremamente vulneráveis ao Coronavírus?

Por causar infecção respiratória, o Coronavírus é extremamente agressivo em fumantes, uma vez que, os anos de fumo danificaram os pulmões e prejudicaram os demais órgãos.

Quando dizemos fumantes, falamos sobre todos os tipos de fumo e não apenas o cigarro convencional, são eles: cigarro eletrônico, cigarro de palha, charuto, narguilé, e qualquer outro que faça com que a fumaça seja inalada.

Quem são as principais vítimas do Coronavírus?

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, os grupos de maior risco são:  idosos, obesos, pessoas com problemas cardiológicos, pessoas com problemas pulmonares (principalmente fumantes), pessoas com diabetes.


Então quem fuma cigarro eletrônico também corre riscos?

Sim! Diversos estudos recentes descrevem alterações pulmonares gravíssimas causadas pelo uso do cigarro eletrônico (vapping- vaporizadores), causador confirmado de inúmeras mortes pelo mundo. 

Um estudo realizado pela Universidade de Portland, nos EUA, e publicado no periódico The New England Journal of Medicine, revelou que, por causa de uma substância chamada formaldeído, o vapor desses dispositivos pode ser até 15 vezes mais cancerígeno que a fumaça do cigarro.

Nas fotos abaixo, é possível ver a diferença de um pulmão de um fumante (esquerda) e de um pulmão saudável (direita). 


 


O que é o Coronavírus?

O mundo está em alerta com o avanço do novo Coronavírus, que surgiu em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. A epidemia atual foi batizada pela Organização Mundial da Saúde como COVID-19. Uma pandemia, cujo primeiro caso foi confirmado no Brasil, em 28/02/2020. 

O Coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm formato de coroa. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), transmitida pelas seguintes formas:

  • Por vias respiratórias, como pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;
  • Por contato físico, como beijos e abraços;
  • Por meio do contato de superfícies contaminadas, como segurar em corrimões, maçanetas, muitos, nos locais públicos, metrôs, ônibus etc.

Fontes: 

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/02/27/coronavirus-veja-perguntas-e-respostas.ghtml

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-doencas-pulmonares-toracicas/Paginas/duvidas-sobre-tabagismo.aspx

https://saude.abril.com.br/medicina/cigarro-eletronico-faz-menos-mal-para-a-saude-que-o-comum/

www.ep01.epimg.net

*Jornal Bom dia Brasil – 27/02/2020


Nossas consultas só podem ser realizadas presencialmente e por conta do confinamento recomendado pela OMS e entidades da classe médica brasileira e internacional, estamos provisoriamente atendendo somente pelo telefone: (11) 93499-1818 apenas para tirar dúvidas!

Tem interesse em parar de fumar?

Assim que confirmado a liberação, voltaremos normalmente ao agendamento de consultas e entraremos em contato com todos que deixarem mensagem no WhatsApp do consultório, onde você também pode tirar dúvidas.

WHATSAPP


Horário de atendimento: das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:30.