Remédio ou vacina contra o prazer
Medicações podem me ajudar?
Medicações contra o prazer de fumar funcionam? Até hoje, não foram publicados estudos comprovando a eficácia das vacinas contra o tabagismo.
A explicação para este aparente fracasso encontra respaldo no fato de que o prazer de fumar é apenas uma parcela na origem deste hábito.
Vale lembrar que até hoje não se desenvolveram medicações contra o prazer de fumar, nem vacinas também contra o prazer de comer ou de consumir álcool ou outras drogas.
Estas dependências todas são parte de um contexto bem maior, que se encontra na esfera ambiental, familiar, profissional, social, cultural e comportamental.
Mesmo medicamentos como antidepressivos e adesivos, não têm demonstrado eficácia a médio e longo prazo no tratamento do tabagismo, assim como no tratamento da obesidade e do alcoolismo, além de ainda trazerem os inconvenientes e riscos de alguns de seus efeitos colaterais. Principalmente em fumantes.
Terapia auricular desenvolvida por F. Marat
Por outro lado, a acupuntura, que existe há milhares de anos e a terapia auricular desenvolvida por F. Marat tem se mostrado bastante eficazes no combate ao tabagismo, de forma econômica e sem efeitos colaterais.
Pode se pensar que seu mecanismo de ação inclua processos biomoleculares altamente específicos para receptores nicotínicos, que ainda não foram totalmente desvendados pelos laboratórios farmacêuticos da modernidade, que querem oferecer medicações contra o prazer de fumar até hoje inexistentes.