Vou engordar?
Saiba mais sobre a síndrome da abstinência e o ganho de peso
Sabemos que um dos efeitos mais indesejados por quem busca parar de fumar é o ganho excessivo de peso. E não é à toa que circula esse tipo de comentário por quem busca parar de fumar.
Segundo o Journal of the American Medical Association, um estudo publicado em 13/03/2013 revela que parar de fumar traz benefícios para o coração, mas leva ao aumente de peso. Segundo o estudo, quem para de fumar reduz em 53% o risco de sofrer um episódio cardíaco ou um acidente cardiovascular cerebral, comparado com quem é fumante.
Isso acontece devido a uma combinação de fatores que levam a pessoa a ingerir mais alimentos para satisfazer a vontade de fumar.
O tratamento reduz significativamente o aparecimento das reações da síndrome de abstinência (fissura), diminui o estresse, tornando o método eficiente e minimizando as chances de engordar.
— “Raramente ocorre a fome compulsiva, ganho de peso ou nervosismo como em outros meios de se parar de fumar, pois reduzimos a síndrome da abstinência com a finalidade de diminuir a necessidade física de fumar, não o desejo.” (F. Marat)